Pular para o conteúdo principal

Destaques

Deploy de Sites Next App Router na Azure Web App

 Requisitos Conta na Azure Conta no Github Node Next.js CLI Procedimento Criar um Repositório Criar um recurso web app static Configurar o projeto Next.js local Configurar a versão do node Configurar a variáveis de ambiente no Azure Configurar a versão do node no arquivo package.json incluir a engine com a versão necessária do node: ... "engines": { "node": "18.17.1" } ...

Um Exemplo de Utilização da Análise Preditiva no Mercado de Vinhos

Ashenfelter é um economista que aprecia bons vinhos e gosta de analisar dados. Um dia, na década de 80, ele decidiu estudar o que faz com que o preço do vinho seja alto ou não. Como um apreciador de vinhos, ele sabia o que lhe agradava, uma uva menos ácida, um vinho mais encorpado. Mas, ele queria dados! Então resolveu estudar o preço em relação às condições climáticas. 

Na época, a precificação das safras eram feitas com base em parâmetros de degustação, como acidez e textura, e também pela opinião de sommeliers. Esta avaliação era subjetiva, dependia do gosto/experiência pessoal, e o modelo de Ashenfelter trouxe uma análise baseada em variáveis meteorológicas, objetivas, fáceis de serem observadas. 

Parece obvio, não é, que um produto agrícola seja afetado pelas condições climáticas. Mas ninguém havia feito esta relação para avaliar quantitativamente o quanto o clima interfere na qualidade do vinho e, por consequência, no seu preço.

O modelo não foi nada bem-vindo entre os especialistas e sommeliers, mas os produtores, principalmente os pequenos, poderiam prever se as uvas colhidas em suas safras teriam condições de produzirem bons vinhos. 

Ashenfelter conseguiu prever duas safras excelentes de vinhos Bordeaux, 1989 e 1990. Quando ele publicou antecipadamente que a safra de 1989 seria a safra do século, muitos não acreditaram, e após a confirmação de sua predição, até a comunidade entendedora do assunto decidiu considerar seu modelo.

Este é o artigo original de Ashenfelter, esta é a documentação em R do estudo e estes são os resultados da regressão.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas